sexta-feira, 25 de junho de 2010

Boogie woogie, train ou chugging

E não era só de tristeza que viviam os negros norte americanos, eles sabiam se divertir como poucos e dançavam também! Então nessa hora o “slow blues” dava lugar ao “boogie woogie”, um tipo de blues mais sincopado e dançante, famoso por ter representantes ao piano que marcavam com a mão esquerda uma levada inconfundível. Na gaita isso pode ser chamado de “Train”, “Boogie” ou “Chugging” . Usaremos o seguinte princípio: Aspirar e depois soprar em bloco os orifícios 123.
A simbologia que vamos adotar é "seta para baixo - bloco aspirado" e "seta para cima - bloco soprado".

ATENÇÃO!
Amigos, cometi um equivoco, que só agora notei... durante a gravação desta aula usei gaitas de tonalidades diferentes... Como deixei a mesa cheia delas devo ter pego por engano... Mas fica assim:

Vídeo 1: Inicia com a gaita em D e depois na hora da base passa para C.
Video 2: Gaita em C
Video 3: Gaita em D
 
Boogie simples

Agora que você domina o boogie simples temos que treinar 3 variações.
Treinou bem estes rudimentos? Então é hora de adicionar 3 frases. Pequenos trechos para dar uma cor às variações rítmicas.
Isso é só o início de uma série de técnicas que um gaitista deve dominar.

Vamos iniciar as aulas online?

Abraços,

Michael

Escala pentatônica maior

Quando falamos em blues, o som que vem à nossa mente é o produzido pela escala de blues, que é a escala pentatônica menor mais a blue note. Mas e se o que temos na nossa frente não é um blues? Vamos usar a mesma escala que usaríamos em um 12 bar blues? Depende... Podemos sofisticar um pouco o nosso conhecimento e usar uma escala mais apropriada nas situações em que não estamos de cara com um acorde dominante (tipo X7). Falei grego? Pois é... temos que estudar um pouco de harmonia também! Mas vamos dizer, de forma leiga, que se o tom é maior e não é um blues, podemos usar a escala pentatônica maior. Então se você vai tocar um reggae, pop, rock, romântico ou latino e a tonalidade é maior, a escala pentatônica maior na segunda posição é uma boa solução!


Agora que você consegue executar a escala é hora de fazer as figuras de ritmo!

O quê? Preguiça! Que isso?... Vamos estudar!


Quer avançar mais ainda em seus estudos? Aulas de gaita pelo skype!


Sorte!


Michael Arce

 
google-site-verification: googlee1ef7fc67876d56a.html