sábado, 27 de março de 2010

Figuras de tempo - Escala maior

Olá irmandade da gaita!

Inicio hoje um novo blog. Depois do "Gaita na rua" e do "Oficina da música" (que estão em plena atividade), "O mundo da gaita" é a bola da vez! Neste blog você vai encontrar dicas sobre a gaita diatônica e cromática, partituras, tablaturas, entrevistas, opiniões sobre este universo tão rico, sobre "O mundo da gaita"!.
Neste primeiro mês proponho tirar a gaita da gaveta, espanar a poeira e a preguiça e colocar a técnica em dia. O exercício proposto é:

1)Figuras de tempo parte 1 - Com a ajuda de um metrônomo(70 bpm) tocar a escala de dó maior, primeira posição, com as figuras rítmicas semínima (um por tempo), colcheia (dois por tempo), colcheia pontuada (dois por tempo swingado), três por tempo (quialterá de três) e quatro por tempo (semicolcheia).

Exercício para todos os níveis. Faça aos poucos, se você só consegue fazer "um" e "dois por tempo" fique nisso por umas semanas e vá aumentando o grau de dificuldade conforme o seu domínio do instrumento for aumentando.



2) Figuras de tempo parte 2 - Depois de dominar o exercício anterior é hora de adicionar dificuldade. Agora o objetivo é tocar as figuras de forma aleatória, isto é, ter a capacidade de iniciar as figuras a partir de qualquer nota da escala, sem que para isso você tenha que voltar à nota Dó.



Fazendo este exercício você melhora seu domínio do instrumento, o que será de grande valia para a execução de solos escritos e para a improvisação de fato.

Coloque uma meta e provavelmente em 1 mês você poderá executar este exercício com precisão e estará consecutivamente um degrau acima do seu nível atual.

Qualquer dúvida estou a disposição! Se você não conhece o meu método online é só pedir uma aula de cortesia.

Até o próximo vídeo!

Michael Arce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
google-site-verification: googlee1ef7fc67876d56a.html